BBVA divulgou esta manhã o acordo pra vender 80% do seu negócio imobiliário a Cerberus, uma operação que a entidade estava terminando de definir o dia de ontem. O banco vai ter de 4.000 milhões de euros por ceder ao fundo norte-americano, o controle da sociedade onde se agrupe este negócio, que BBVA conservará a 20%. A classificação total será de cerca de 5.000 milhões.
É a segunda vasto operação em 2 dias, depois que o banco tenha instituído a venda da filial chilena por 1.850 milhões. Após anunciar a operação, o banco iniciou o dia pela Bolsa, com alta de 1,4%, mais que o Ibex apesar de que em linha com o setor.
A venda do tijolo supõe a transferência de cerca de 78.000 imóveis adjudicados com um valor bruto de por volta de treze 000 milhões de euros, de acordo com sua classificação à fim do primeiro semestre. Também passam a nova sociedade os ativos e empregados necessários para a gestão do negócio. O preço, contudo, não é definitivo, e dependerá das vendas de imóveis realizadas a partir desta data até o término da operação.
Além disso, o BBVA contratará Cerberus, pra gestão dos ativos imobiliários, que conserve. O embate em resultados não vem sendo indicado pelo banco, que sim diz que “não será significativo”, se bem que a entidade espera que o efeito a respeito os níveis de capital será ligeiramente positivo.
Para Carlos Torres Vila, conselheiro delegado do BBVA, “esta operação é muito importante, porque diminui de modo muito significativa a nossa exposição a uma atividade alheia ao nosso negócio principal e nos permite reforçar o nosso recurso de transformação”. Também o Banco de Portugal e o BCE têm pressionado para que o setor acelerar a venda de ativos tóxicos, uma coisa que o Santander neste instante fez em agosto. Ultrapassou a Blackstone 30.000 milhões de activos tóxicos, depois da constituição de uma sociedade em que a organização americana controla 51%. O grupo português apontou pra esta venda cerca de 5.000 milhões de euros.
Este ano será recorde em vendas de carteiras. Entre as operações realizadas e as que estão em curso em 2017 serão realizadas transações que superam amplamente os 55.000 milhões de euros. Esse número contrasta com os 22.000 milhões de euros realizados em 2016, embora o presente exercício primeiramente parecia que ia ser mais modesto em transações.
Uma fração dos ativos imobiliários do BBVA foram herdados de CatalunyaBanc e de Tempo, ambas as empresas adquiridas em leilão pelo banco que preside Francisco González. Uma porção dos de mais Tempo, conta com um esquema de proteção de ativos (epa), pelo que as entidades tiveram que negociar esta operação com o Fundo de Garantia de Depósitos (FGD).
- Colômbia está representado no Senegal, por meio de tua embaixada em Acra (Gana)
- 18:08 nove abr 2018 (UTC)
- 3 Contribuições especiais
- A disputa de independência – a existência ao longo da batalha
- Urgências Médico-Cirúrgicas
- três Outros determinantes do IDE
escreveu ou participado pela elaboração de 8 livros. Assim como escreveu postagens em revistas e episódios em livros de outros autores. The Political Economy of Reform (em inglês). Compilado por Federico Sturzenegger e Mariano Tommasi. Coordenação de Políticas Macroeconômicas no Mercosul.
Jorge Carreira e Federico Sturzenegger (Compiladores). Fundo de Cultura Econômica. Eduardo Levy Yeyati e Federico Sturzenegger, ed. Coleção de Debates e Alternativas Políticas. A Economia dos Argentinos. A nação que Desejamos. Em co-autoria com Sergio Berensztein e Horacio Rodríguez Larreta.