nos sistemas parlamentares e alguns semipresidenciales, a dissolução do parlamento é a dispersão de uma legislatura e eventual posterior convocação de uma eleição. Geralmente, uma legislatura no referido sistema deve ser dissolvido no vencimento de um termo constitucionalmente especificado. As soluções iniciais são permitidas em diversas jurisdições.
O certo de dissolução vem do sistema parlamentar britânico. Considera-Se pela teoria de governo parlamentar, como a contrapartida do poder que tem o Parlamento ou uma câmera de derrubar o governo. A Câmara de Representantes, todavia não o Senado, podes ser dissolvido em qualquer momento pelo Governador-Geral, por recomendação do Primeiro-Ministro. O termo da Câmara expira 3 anos depois de sua primeira reunião, se não se separou antes.
O Governador-Geral pode dissolver o Senado só no momento em que se invocam as disposições de duplo dissolução, em cujo caso a Câmara dos Representantes assim como se dissolve ao mesmo tempo. Há uma convenção onde o governador-geral, que ordena a apenas uma solução: o conselho do primeiro-ministro. A diferença do Parlamento da Commonwealth, o Primeiro-Ministro e o Governador de Victoria tem muito pouca critério pra dissolver o Parlamento de Victoria. Tanto a Assembleia Legislativa como o Conselho Legislativo dissolvem-se automaticamente e 25 dias antes do último sábado de novembro, a cada 4 anos. A Câmara dos Comuns, todavia não no Senado, podes ser dissolvido em qualquer momento na Rainha do Canadá ou pelo Governador-Geral, convencionalmente, por conselho do Primeiro-Ministro.
Em caso de crise constitucional, a Coroa podes agir por conta própria sem a orientação de outro órgão parlamentar. Ademais, a Câmara dos Comuns, dissolve-se automaticamente depois de cinco anos, ainda que nenhuma Câmara dos Comuns, ainda sobreviveu por tanto tempo. As deputações provinciais bem como podem ser dissolvidas em cada momento, pelas mesmas razões, pelo Tenente-Governador por recomendação do Primeiro-Ministro.
Colúmbia Britânica, Ontário, terra Nova e Labrador, a Ilha do Príncipe Eduardo e os Territórios do Noroeste estabeleceram datas de eleições fixas. O Presidente da república podes dissolver o parlamento. De acordo com a constituição de 2000, pode fazê-lo apenas depois da proposta do primeiro-ministro, depois de ter ouvido os grupos parlamentares e, estando o parlamento em sessão.
Anteriormente, o presidente tinha o poder de, unilateralmente, para dissolver o parlamento. A Assembleia Nacional francesa podes ser dissolvida pelo Presidente francês, em qualquer momento, em consulta com o Primeiro-Ministro e os presidentes das duas câmaras parlamentares. A Assembléia Nacional eleita após a dissolução não poderá ser dissolvida dentro do primeiro ano de teu mandato.
De acordo com a Constituição alemã, o Parlamento podes ser dissolvido pelo presidente federal se o chanceler perde um voto de certeza, ou se um novo Parlamento não poderá escolher um político com maioria absoluta. A segunda expectativa ainda não ocorreu, todavia o Bundestag se separou em 1972, 1982 e 2005, no momento em que os desta forma primeiros-ministros Brandt, helmut Kohl e Schröder deliberadamente perderam votos de convicção, para que pudesse existir novas eleições. Nas duas últimas vezes, o decreto de dissolução foi impugnado, sem sucesso, perante o Tribunal Constitucional.
- Vinte h Gol de Portugal. Marca Roc Oliva dois a 0
- A peculiaridade da voz seria homogênea pra todos os artigos
- 1999-2010. Ramón Orfila Pons (APMF)
- Médicos: Trinta e oito 485 (em 2003), isto é 5,3 em cada 10 000 habitantes
- Coligação Canária
- 1 William Costa S. C
- Sucessos digitais Gaivota, Manancial (1994)
Nenhum presidente contrariou ainda uma dissolução do Parlamento, quando a opção veio a ele. O Bundestag se dissolve automaticamente quatro anos após a última eleição geral, e a maioria dos Bundestags ter durado todo o tempo. O segundo corpo legislativo federal, o Bundesrat, não poderá ser dissolvido, pelo motivo de seus membros são os governos dos estados federais, como tais, mais do que indivíduos específicos.
No Brasil, as legislaturas são de 4 anos, dissolvendo-se automaticamente pelo rei de Portugal nas Cortes Gerais decorrido este período. Também o rei, por decisão do presidente do Governo, e após deliberação do Conselho de Ministros, tem que dissolver-se antecipadamente o Parlamento. Estando pendente de uma moção de censura. Não tendo decorrido no mínimo um ano desde a última convocação de eleições. Estando em vigência o estado de alarme, emergência e/ou web site, no todo ou em parte do território nacional. Como caso excepcional (só aconteceu no dia 20-D), se, depois de 2 meses após uma investidura fracassada, não existem presidente, Sua Majestade dissolverá as Cortes. Quanto à cessação do Governo, aprovada pelo Parlamento, pela fase democrática só aconteceu uma vez.