As tabelas de cada época, em conexão a conceitos como a gordura ou a magreza mudam como o resto das tendências em moda, decoração ou ponto de cruz. Por causa estas transformações de paradigma, e propriamente por causa de a nutrição é uma ciência e, como tal, está sujeita a novos avanços e pesquisas, enxergar o universo da dietética nos garante muitas risadas.
Isso deixando de lado as recomendações delirantes de xamãs e outros vendehúmos que estiveram em todas as épocas, prometendo baixar de peso seguindo dietas de a acelga, o bacon ou o corchopán. Há pouco eu tenho que ver novamente um livro de 1943, intitulado Como queimar gordura comendo, do norte-americano Victor H. Lindlahr, Presidente da National Nutrition Society.
Pro autor, se você estava vendo seu livro é pelo motivo de se interessava perder gordura. E se você quisesse perder gordura é pelo motivo de você era um cara gordo, dito desse jeito, sem anestesia. E para não usar a expressão gordo ou hematoencefálica o que provoca periodicamente, assim como se relaciona com os “gordos”, como “bolas de carne”, “moles de gordura”, “gordinflones”, “damas de salsichas”, etc., Porque, se algo lhe agradava ao doutor Lindlahr, bem como obeso em procedimento de mudança -dizia-, era divertir-se pela adiposidade das pessoas que descreve. Fazia isso com esta sutileza: “A guria que ele conduziu ao altar, tinha apenas um queixo, porém a senhora que sem demora o acompanha pelas ruas do Brooklyn, tem três.
Não é que eu queira proteger os homens que abandonam suas esposas, contudo estou convencido de que o pobre Sam não merece as censuras que levou as damas de salsichas”. Antonio Box Maria-Sigo. Este autor, em português, por este caso, assim como se dirigia ao obeso como “gordo” apelando a sua atenção de uma maneira parelho à do médico americano.
Pois compra-se outro livro, visto que essa solução eu não a tenho, deveria ter legendagem. Em Como perder de calorias comendo fala de um perfil de obesos muito determinado. Quando fala do perfil do homem obeso descreve outra circunstância. Normalmente, são homens de relativo sucesso profissional que engordam devido ao serviço sedentário e refeições pesadas de negócios.
Não se menciona a necessidade de estar super pra seduzir damiselas: com teu talento para fazer dinheiro, neste instante lhes valia. No caso dessas mulheres dos anos quarenta, a obesidade tinha acabado provoca danos em doenças e em fracasso matrimonial. Seus maridos estavam enganando com outras mulheres ou divorciaban delas. No caso deles, de acordo com Lindlahr, o que irritava o teu exagero de peso, e também doenças, foi fracasso de trabalho posto que ao desabar doentes, descuidaban tuas ocupações. Este contraste é muito descritivo. Como diz o nutricionista-nutricionista e tecnólogo alimentar Fernando Sánchez em seu livro Minha dieta manca, “a obesidade como sinônimo de opulência e excedente é coisa do passado”.
- Dois Imigração córnica e inglesa
- vinte de janeiro de 2018
- Diego Ruiz: “Quero transportar o ouro para casa”
- Svetlana Romashina e Natalia Ishchenko em natação sincronizada
A crença de que comer bem é caro, leva-nos, de acordo com o autor, “a comprar alimentos de baixa propriedade nutricional, que é o mais acessível para muita gente”. Encher a despensa com produtos ricos em açúcar e farinha é mais barato do que fazê-lo de produtos naturais como legumes, carne ou peixe.
Também, são menos perecíveis e muito mais fácil de consumir. Em 1914 Lindlahr afirmava que o paciente norte-americano acorria ao nutricionista, no momento em que agora estava doente. Por “doente” entendemos que sofre de alguma doença decorrente do excedente de peso (problemas cardiovasculares, diabetes, etc). Pouco a insuficiente o que se foi conseguindo era incutir hábitos, elaborar uma educação para promover a super-saúde, apesar de daquela maneira. Mais de um século depois, em Portugal, a tendência mudou um pouco, e começa a se visitar um especialista, de forma preventiva, se bem que essa precaução, na realidade, não está fundamentada de forma prioritária por razões de saúde.
Se você deve publicar quase 300 páginas para explicar “como perder gordura comendo” significa duas coisas: uma, que você quer me vender a moto que perder calorias é muito acessível. E dois, que houve um tempo em que se visava perder gordura, o que se fazia era não comer. Você poderá perder peso comendo?