A Cidade do México tem uma comunidade de mexicanos, descendentes de japoneses e imigrantes japoneses dispersa por toda a cidade. Muitos japoneses se mudaram pra Cidade do México nos anos 1940, devido às exigências do governo do México, durante a Segunda Competição Mundial para os japoneses no brasil.
Existem algumas instituições que prestam serviços à comunidade japonesa de lá, como Embaixada do Japão, o Liceu Mexicano, Japonês, e outras organizações de ensino. Os residentes recebem educação no Liceu Mexicano, Japonês, na escola de meio tempo Chuo Gakuen, e no instituto de ensino pra adultos Instituto Cultural Mexicano-Japonês.
Em 1936 residiam pela cidade em torno de 602 imigrantes japoneses. Em 1939 haviam 967 residentes japoneses, em sua maioria, proprietários de negócios, que compreendem 295 famílias residentes em área da cidade. Cidade do México se encontrava a Liga Japonesa de Cidade do México.
Em 1941, o governo mexicano estabeleceu a obrigatoriedade de se modificar pros japoneses que moravam em uma área do norte do México, perto de EUA e durante a costa do Oceano Pacífico. Foi-lhes permitido modificar-se para Guadalajara ou para o México, D. F., de forma que o governo mexicano pudesse preservar mais facilmente um controle sobre o assunto eles e mantê-los ante vigilância.
- Seis O exército do Governo de Balaguer até hoje
- São José de Bico Seco
- Encontrado no sete do Lutador que mais dinheiro gera da década (2000-2009)[51]
- Japão – Mr. Kenji Fujimori
- Campainha Redondo, campainha, calle Velázquez. Hoje está Zara
- Imagens patrocinadas
- (2018 – 2024): Gabinete de Andrés Manuel López Obrador
A maioria dos japoneses se mudou pra cidade do México ao invés Guadalajara, por causa de ali agora havia uma comunidade japonesa pré-existente. Em março de 1942, havia por volta de 4000 imigrantes japoneses pela cidade do México.
Se lhes permitia aos japoneses ter todo o tipo de emprego e o governo permitiu a fundação de uma universidade de língua japonesa na cidade do México. A partir de 1941, tinham proibidas reuniões com mais de dez pessoas e viajar durante a noite.
230000 pesos mexicanos de fundos da venda de propriedades, incluindo a propriedade vendida pela extinta Liga Japonesa de Cidade do México— e de doações. Logo, os descendentes de japoneses de inmensuráveis estados que previamente eram líderes em algumas associações japonsas, tornaram-se os líderes do novo CJAM.
Desde o final da Segunda Batalha Mundial, não houve um “bairro japonês” (do inglês japantown) pela cidade do México. Os japoneses e seus descendentes se encontram de forma dispersa na área da cidade do México.
A Agregação México Japonesa —chamada em japonês Nichiboku Kyōkai (日墨協会)— recebe diplomatas e autoridades japoneses, organiza eventos culturais e esportivos, e promove as relações internacionais pacíficas entre os governos do Japão e México. A liga organiza eventos como partidas de baseball e sumo. Por outro lado, a liga prestou a tua colaboração com a Embaixada do Japão no México pela recolha de fato censitária a respeito da população mexicana, japonesa.
Em 2006, a Aeroméxico estabeleceu voos do Aeroporto Internacional Benito Juarez, no Aeroporto Internacional de Narita, perto de Tokyo, rodovia o Aeroporto Internacional de Tijuana. Em 15 de fevereiro de 2017 All Nippon Airways iniciou voos directos a partir de Narita pra Cidade do México.